Clima e vegetação

  • Clima :
A Nova Zelândia é formada principalmente por duas ilhas cercadas pelo Oceano Pacífico, e, separados por Estreito de Cook. Suas montanhas e o mar afetam o clima significamente o clima do país.
Em termos gerais, tem um clima oceânico, com temperaturas médias. No entanto, as temperaturas oscilam entre subtropical no norte, até quase sub-antártico nas áreas montanhosas do sul. A mudança das estações não são muito marcadas: o verão nunca são desconfortavelmente quentes e os invernos têm temperaturas médias de neve nas terras altas do sul e do South Island. A precipitação varia de acordo com a área, e os invernos mais úmidos que os verões.
As estações são opostas sobre o hemisfério norte, a primavera é de setembro a novembro, o verão de dezembro a fevereiro, o outono, de março a maio e de inverno, de junho a agosto.

O clima de ambos as ilhas são muito diferentes e isso é em grande parte devido às suas diferenças geológicas.
  • Vegetação :
A vegetação nativa consiste principalmente em bosques de árvores perenifólias, em grande parte degradados pela ação humana. As florestas, que já ocuparam cerca de dois terços do território, reduziam-se, no fim do século XX, a menos de um terço, embora já tenha havido iniciativas de reflorestamento, principalmente com coníferas americanas, em grandes extensões, como no parque nacional de Kaingaroa.
A fauna natural neozelandesa consiste em lagartos, batráquios e morcegos, e apresenta espécies desconhecidas no resto do mundo, como ocorre com dois lagartos: o gecko, vivíparo, e o tuatara, réptil com bico de pássaro. As aves, numerosas devido à ausência de predadores, incluem espécies raras e incapazes de voar, como o quivi. Alguns animais introduzidos pelos europeus, como o coelho, o cervo e o opossum (pequeno marsupial australiano), proliferaram intensamente. É grande a variedade de peixes no litoral, ponto de encontro de correntes marinhas frias e mornas.
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário